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Como tornar o seu negócio digital: os 10 primeiros passos

ARTIGO Como tornar o seu negócio digital - Notebook aberto em frente a um rapaz lendo o feed do smartphone

Transformar uma ideia em um negócio pode ser muito simples ou extremamente penoso. Tudo vai depender do seu mindset para conduzir este processo, e dos elementos dos quais você dispõe para a construção do seu negócio. Se você está em dúvida sobre por onde começar, aqui você vai encontrar as informações fundamentais para tornar o seu negócio digital. Você se lembra daquele ditado que diz: “Comece de onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode.” Repita isto como um mantra quando você se sentir paralisado em virtude de dúvidas que podem surgir. Se você ficar esperando pelo momento ideal em que você terá em mãos todas as ferramentas que as outras marcas estão utilizando, este momento pode levar uma eternidade. Ou pior, pode nunca acontecer.

Comece de onde você está para tornar o seu negócio digital

Talvez você não tenha um bom desenvolvedor para construir o seu site, mas você pode ter foco e disciplina para aprender a desenvolver por conta própria através de tutoriais online. Talvez você tenha dificuldade em direcionar o público das suas redes sociais para realizar compra online no seu e-commerce, mas talvez você tenha facilidade em produzir conteúdo de qualidade e gerar tráfego orgânico.  Talvez você não possa desembolsar a quantia necessária para pagar por uma plataforma de automação de e-mail marketing, como RD Station ou Lead Lovers, mas talvez você consiga bons resultados através de Listas de Transmissão do WhatsApp. Ou seja, as oportunidades são amplas e os resultados podem vir através de elementos como esforço, dedicação, comunicação eficaz, e não necessariamente através de ferramentas pagas de marketing digital.

É possível começar com o que você tem em mãos neste momento, acredite. Se tiver a orientação necessária para estruturar um bom planejamento e estabelecer metas tangíveis, certamente você terá uma facilidade maior de tornar o seu negócio digital um sucesso. Seja o seu negócio um e-commerce, um blog, um canal no Youtube, uma loja virtual do Facebook, um site mais institucional com espaço para dicas sobre o seu produto ou serviço, ou qualquer outro tipo de extensão do seu negócio físico,  este artigo pode te ajudar a dar o pontapé inicial. Vamos lá?

  1. Registre o domínio do seu negócio digital

Se você pretende tornar o seu negócio digital a partir de agora, este é o seu ponto de partida. O domínio do seu negócio é a porta de entrada para que seus prospects e clientes cheguem até o seu produto ou serviço.

Imagine como a fachada da sua loja ou do seu negócio físico. Este é o elemento que indica ao seu público a existência do seu negócio. Neste caso, o domínio – também conhecido como endereço eletrônico ou url – indica a existência do seu negócio online.

Registrar o seu domínio pode parecer difícil para quem nunca teve contato com o desenvolvimento ou com a hospedagem de um website. Mas não se preocupe! Registrar um domínio é mais fácil do que parece. Você vai precisar de:

  1. O nome do domínio desejado
  2. Um CPF ou CNPJ válido
  3. Uma conta no registro.br
  4. R$ 40,00 (para registro anual)

Tornar o seu negócio digital ficou simples, basta seguir este pequeno tutorial:

  1. Escolha o domínio adequado para o seu negócio
  2. Opte por uma extensão simples como “.com.br”
  3. Acesse registro.br
  4. Verifique se o domínio que você deseja está disponível
  5. Forneça o seu CPF ou CNPJ
  6. Cadastre um usuário
  7. Efetue o pagamento do boleto enviado para o seu e-mail

Pronto. Você tem o domínio do seu negócio e pode dar o próximo passo.

  1. Escolha uma hospedagem

A hospedagem é um passo complementar do passo anterior, já que é o local onde o seu domínio estará armazenado.

Imagine que você está procurando por um imóvel para locação, onde funcionará a sede da sua loja ou o escritório do seu negócio. Você precisa escolher um imóvel que comporte a sua estrutura, o mobiliário necessário e toda a sua equipe, certo? No mundo digital, esse é o momento em que você precisa escolher o seu provedor de hospedagem. Ou host, como algumas pessoas conhecem -.

O ideal é que você entre em contato diretamente com o suporte de algum host, como o KingHost, Hostgator, Hostinger ou LocalWeb, e busque recomendação de qual plano atende as necessidades do seu negócio online, e também do seu bolso. Feito isto, avalie as diferenças entre os serviços ofertados, compare recursos, benefícios e desvantagens. E depois, escolha a hospedagem ideal para o seu negócio digital.

Para realizar este dois passos iniciais, é importante que você se cadastre com o mesmo e-mail, assim, centraliza todas os dados relevantes sobre o seu negócio em uma única caixa de mensagens.

  1. Construa a sua plataforma

Agora que você já deu a largada, é hora de dar um dos passos decisivos para tornar o seu negócio digital um sucesso. Seja o seu negócio um blog de conteúdo, um sistema de agendamentos online, um e-commerce ou um site para garantir sua presença online, este é o momento de estruturar a sua plataforma, tendo em vista os recursos que o seu negócio digital vai demandar.

Nesta etapa, é importante levar em consideração que 98% de todos os sites existentes foram desenvolvidos em WordPress. Além de ser a melhor opção de CMS disponível, o WordPress permite consolidar todo tipo de estratégia digital, pois o seu blog pode ser facilmente integrado à principais mídias sociais. Isto facilita a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo.

Você vai precisar de um bom desenvolvedor para garantir que o seu site comporte todas as funcionalidades necessárias para o seu negócio digital. Ou talvez só precise de bons tutoriais online de como Criar um site em WordPress.

  1. Gere tráfego

Agora que você está com a casa devidamente organizada e bem preparada para receber visitas, é hora de fazer o convite e esperar pelos seus convidados. É importante que o seu site tenha acessos, pois só assim as pessoas conhecerão o seu negócio online. Nesta etapa, é importante estudar o conteúdo que o seu público deseja acessar. Pesquise por tendências, dicas, tutoriais e ideias. Lembre-se de nesta etapa você deve “encantar a sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências”, já dizia Robert Rose, diretor de estratégia no Content Marketing Institute.

Produza conteúdo original e de qualidade para alcançar o seu público. Este é o passo elementar para gerar tráfego no seu site.

  1. Construa sua página nas redes sociais

A criação de uma página no Facebook é um passo essencial para quem desejar vender online. Seja um produto, um infoproduto ou um serviço, o Facebook para Empresas é a chave para alavancar as suas vendas e o seu alcance digital. Isto porque o Facebook permite que a sua mensagem chegue até o seu público ideal.

E é através do Gerenciador de Anúncios do Facebook, que você poderá anunciar também no Instagram. Ou seja, para criar anúncios para o Instagram, necessariamente você precisa ter uma página comercial no Facebook.

É importante que as suas páginas digitais transmitam a essência do seu negócio e a identidade da sua marca. Através das redes sociais, o contato entre você e o seu público será muito mais rápido e dinâmico. E além disso, o Facebook recentemente criou a possibilidade de criar uma loja virtual vinculada à sua marca dentro da própria rede.

  1. Crie audiência

De nada adianta você estar com a sua presença online consolidada, a sua equipe pronta para realizar vendas online, peças publicitárias publicadas, se o seu público não se interessa pelo seu conteúdo. O resultado a longo prazo do seu negócio online depende da sua audiência e do envolvimento do seu público. Afinal, o grande objetivo de tornar o seu negócio digital é justamente criar audiência online.

Este é um passo que está diretamente associado ao passo de número 05. Imagine que você tem uma loja física, e neste exato momento, a sua loja está lotada de pessoas que estão “apenas dando uma olhada”. Agora você precisa captar a atenção destas pessoas e transformá-las em audiência. Não deixe que as pessoas saiam de sua loja sem terem se envolvido com o seu produto. Ou se impressionado com algo relevante. Este é o momento de criar uma conexão sólida entre a sua marca e o seu público. Agarre esta oportunidade!

  1. Descubra a comunicação ideal para o seu público

Cada comunicação funciona com um público específico dentro do seu nicho de mercado. É importante que você e sua equipe estejam dispostos a testar e aperfeiçoar. Se o seu público não acessa e-mails regularmente, a sua campanha de e-mail marketing pode não alcançar os resultados desejados. Se o seu público não manifesta engajamento com peças publicitárias, tente parcerias com personalidades influentes no seu nicho. Talvez uma foto publicada por um digital influencer com o seu produto gere mais engajamento do que uma peça publicitária publicada nas suas redes sociais.

Lembre-se de que não existem fórmulas prontas e mágicas instantâneas para alcançar o seu público alvo. Toda pesquisa demanda tempo e dedicação. Permita tirar um tempo para conhecer o seu público e descobrir a comunicação que traz resultados para o seu negócio. E se não funcionar, por fim, tente outra abordagem.

  1. Mantenha a periodicidade

Manter a periodicidade significa manter os seus canais atualizados. Primeiramente, é importante que o seu público saiba que você está empenhado em oferecer conteúdo continuamente. Pense na plataforma de notícias que você acessa frequentemente. Você acessa esperando por conteúdos novos e notícias recentes, certo? Esta mesma lógica se aplica a praticamente todo tipo de negócio digital, como os e-commerces, por exemplo. Você acessa o mesmo site de produtos eletrônicos toda semana esperando ver lançamentos e novas promoções? O seu público também.

Lembre-se destas dicas na hora de definir a frequência de atualização dos seus produtos, e a periodicidade de publicação no seu blog. Em relação às redes sociais, existem vários estudos que indicam a frequência correta de postagem, de acordo com o seu tipo de negócio. Estude estas estratégias e aplique aquela que melhor atende aos seus objetivos.

  1. Fortaleça a sua presença online

A ideia de presença digital permeia todo o nosso dia a dia. Quando você pesquisa por um produto no Google, os primeiros resultados mostram as empresas com maior presença digital. Quando você pesquisa uma dúvida no Google, você encontra resposta nos sites que contam com uma maior presença digital. Afinal de contas, o que avalia se uma presença digital é maior ou menor do que outra?

Você pode até achar que para ter uma boa presença online basta manter os seus canais atualizados, mas você está enganado. Neste tópico, listei 5 dicas essenciais e que estão diretamente associadas aos fatores de avaliação de um site:

  1. Autoridade no assunto
  2. Otimização do seu site para motores de busca (SEO)
  3. Presença em redes sociais
  4. Crie anúncios através do Google AdWords
  5. Facilite o contato do seu público com o seu negócio
  1. Gerencie o seu negócio online

Após consolidar as ações listadas anteriormente, você terá caminhado bastante na jornada de um empreendedor digital de sucesso. Portanto, este é o momento de mensurar os resultados obtidos nesta fase inicial do seu processo no universo digital.

Se os resultados avaliados correspondem às metas estabelecidas, significa que você está no caminho certo. Mas não se acomode. Estabeleça novas metas, mantenha as estratégias que estão funcionando, e inove sempre que possível.

Para aqueles que ainda não obtiveram sucesso, a dica é continuar focado. Afinal, existem milhares de ferramentas, estratégicas e dicas para garantir um bom alcance no mercado digital.

Estes são somente os primeiros passos para tornar o seu negócio digital uma realidade. Agora que você consolidou a sua presença no mercado digital, gerencie o seu negócio! Busque se diferenciar no mercado e criar um posicionamento original. Boa sorte!

E lembre-se: comece de onde você está.
O desafio de tornar o seu negócio digital começa aqui.

Graduada em Comunicação Social pela PUC Minas (2015). Redatora e produtora de conteúdo por vocação, afinidade e acasos da trajetória profissional. Trabalha com redação profissional desde 2012.

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